Experiência no uso de Modelos BIM no processo de ensino-aprendizagem de Projeto de Arquitetura no curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR
Palavras-chave:
BIM, Ensino, ProjetoResumo
Os desafios relacionados ao método de ensino de projeto de arquitetura já foram discutidos por Mahfuz (1986), Piñon (2006), Del Rio (2010), entre outros. A atual geração de estudantes, com habilidades para manipular ferramentas e informações digitais, que espera maior autonomia na aprendizagem com as próprias investigações, traz à tona discussão sobre métodos de ensino mais adequados à nova realidade (VEEN; VRAKKING, 2009). Ao mesmo tempo em que BIM (Building Information Modeling) está contribuindo para renovar a prática da projetação da arquitetura tradicional, priorizando “formas de ver, pensar e criar durante o processo de projeto” (ANDRADE; RUSCHEL, 2011, p.436), existem estratégias para sua inserção no currículo da graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil propostas por Delatorre e Pereira (2014), Barison (2015) e Batistello (2018), entre outros. No entanto, nas disciplinas de Projeto de Arquitetura, é possível adotar ferramentas BIM e seus modelos semânticos em experiências educacionais por estudantes e professores, sem necessidade de alteração do currículo do curso. Como contribuição a essa temática, o objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência praticada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde modelos BIM de obras de precedentes arquitetônicos foram usados durante o processo de ensino-aprendizagem de projeto de arquitetura. Em disciplinas de Projeto de Arquitetura, o estudo da arquitetura precedente é uma fonte para a aquisição de repertório arquitetônico (SILVA, 1986), cujas lições aprendidas ajudam no processo criativo para novos projetos (COMAS, 1986). Os professores, no método tradicional, analisam e expõem as obras da arquitetura precedente aos estudantes por meio de desenhos abstratos como plantas, cortes e elevações do projeto, juntamente com imagens da edificação construída. No entanto, nessa técnica, a atividade é pouco efetiva ao processo de ensino-aprendizagem, pela dificuldade em estabelecer uma correspondência entre as partes ou pela falta de entendimento geral (WU, 2016), por não ser possível compreender muito além do que está explícito nas imagens e desenhos estáticos. A manipulação experimental e exploração reflexiva do precedente arquitetônico a partir de modelos BIM permite compreender sintaxes compositivas e elementos da arquitetura (AL-ASSAF; CLAYTON, 2017), selecionar, comparar e analisar informações relevantes que podem ser usadas na concepção de novos projetos (IBRAHIM; UTABERTA, 2012). E ferramentas BIM têm a capacidade de elaborar diagramas que expressam a geometria e proporção ou explicitar elementos do edifício a partir do modelo BIM, ajudando o estudante a analisar diretamente as semânticas do projeto e assimilar as suas intenções estéticas e expressivas. O modelo BIM, além de repositório de conhecimento explícito (KENSEK; NOBLE, 2014), facilita a explicitação de conhecimentos como raciocínio e cognição espacial de senso comum e abstração visual-espacial (BHATT et al., 2014). Nas etapas iniciais nas disciplinas de Projeto de Arquitetura, antes de iniciar um novo projeto, há o momento da Pesquisa, quando os professores apresentam exemplares da arquitetura precedente para os estudantes conhecerem e analisarem as diferentes estratégias de implantação e aspectos compositivos, funcionais e técnicos das obras em estudo. Como experiência, os professores e estudantes de disciplinas de Projeto de Arquitetura do curso de Arquitetura e Urbanismo, puderam manipular modelos BIM da arquitetura precedente durante as aulas programadas. Como resultados desta experiência, foram possíveis conhecer benefícios, limitações e desafios para uso de ferramentas e modelos BIM de obras de precedentes arquitetônicos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de projeto de arquitetura, se comparados aos métodos tradicionais.
Downloads
Referências
AL-ASSAF, N. S.; CLAYTON, M. J. Representing the aesthetics of Richard Meier’s houses using Building Information Modeling. Acadia. Anais... . p.62–71, 2017.
ANDRADE, M. L. V. X. DE; RUSCHEL, R. C. Building Information Modelign (BIM). In: D. C. C. K. Kowaltowski; D. de C. Moreira; J. R. D. Petreche; M. M. Fabrício (Orgs.); O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia, 2011. São Paulo: Oficina de Textos.
BARISON, M. B. Introdução de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no currículo – uma contribuição para a formação do projetista, 2015. São Paulo: Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil).
BATISTELLO, P. Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual, 2018. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191939>. .
BHATT, M.; SCHULTZ, C.; THOSAR, M. Computing narratives of cognitive user experience for building design analysis: KR for industry scale Computer-Aided Architecture Design. Fourteenth International Conference on the Principles of Knowledge Representation and Reasoning. Anais... , 2014.
COMAS, C. E. D. Ideologia modernista e ensino de Projeto Arquitetônico: duas proposições em conflito. Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação. p.33–45, 1986. São Paulo: Projeto.
DELATORRE, V.; PEREIRA, A. T. C. BIM no currículo de Arquitetura: visões e reflexões para uma implementação. SIGRADI 2014. Anais... . v. 1, 2014.
IBRAHIM, N. L. N.; UTABERTA, N. Learning in Architecture Design Studio. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 60, n. Figure 1, p. 30–35, 2012. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812037974>. .
KENSEK, K. M.; NOBLE, D. BIM in current and future practices. New Jersey: Wiley, 2014.
MAHFUZ, E. C. Os conceitos de polifuncionalidade, autonomia e contextualimso e suas consequências para o ensino de Projeto Arquitetônico. In: C. E. D. Comas (Org.); Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação. p.47–68, 1986. São Paulo: Projeto.
PIÑON, H. Teoria do projeto. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2006.
DEL RIO, V. Projeto de Arquitetura : Vicente del Rio. 1983.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens : educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WU, Z. The application of SketchUp in Architectural Design teaching in higher vocational education. Internatcion Core Journal of Engineering, v. 2, n. 12, p. 148–151, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR