Ampliação do BIM na disciplina de Desenho Técnico

experiência na UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3269

Palavras-chave:

Desenho Técnico, Célula BIM, UFBA

Resumo

Uma das ações realizadas pela Célula BIM da UFBA em 2023.1 foi ampliar a adoção do BIM na disciplina ARQ134 - Desenho Técnico II-A (DTII-A) do curso de graduação em Engenharia Civil.  A ação foi desenvolvida em duas turmas, que iniciaram com 25 estudantes cada e concluíram com um total de 24 (T1) e 17 (T2) estudantes. Participaram também os dois docentes das turmas, um estudante de pós-graduação em tirocínio docente e três estudantes de graduação como monitores, sendo um bolsista e dois voluntários. A disciplina possui uma carga horária de 120h e a seguinte ementa: “Sistemas de representação no campo da Arquitetura e Engenharias; Desenho Técnico e Desenho Arquitetônico; Desenho Universal; Representações de projetos de diferentes disciplinas; Introdução às tecnologias digitais para representação do projeto de edificações”. O seu conteúdo foi dividido em três unidades, cada uma enfocando conteúdos, métodos de desenhos e uso de instrumentos diferentes, como detalhado a seguir.

Unidade 1: Introdução ao Desenho Técnico e ao Desenho Arquitetônico / sistemas tradicionais de representação (croquis à mão livre, esquadros, escalímetro,...) – 30 horas. Foram discutidas as normas de desenho, os sistemas projetivos, os elementos do projeto e introduzido o desenho arquitetônico, os projetos complementares e suas representações. Como trabalho final, os estudantes produziram, seguindo as normas técnicas, uma planta-baixa de uma casa de um quarto com a indicação de pontos elétricos.

Unidade 2: Desenho universal. Levantamento cadastral / Computer Aided Design (CAD) – 30 horas. Esta unidade introduziu as ferramentas computacionais de representação e o Computer Aided Design (CAD). Os alunos trabalharam o desenho universal e com o cadastro e representação de um espaço existente utilizando o AutoCAD. Como trabalho final produziram a mesma planta da unidade anterior no computador, com saída em arquivo .pdf.

Unidade 3: Representação integrada da edificação / Introdução ao Building Information Modeling (BIM) – 60 horas. Nessa unidade, foram discutidos conceitos, ferramentas e aplicações do BIM; o Building Execution Plan (BEP); a modelagem multidisciplinar de elementos construtivos nos projetos de arquitetura, estrutura e instalações elétricas. O software Revit foi utilizado como ferramenta.

A primeira unidade teve um método mais tradicional de ensino, com aulas teóricas sobre os temas e desenvolvimento individual dos trabalhos. Na segunda unidade os estudantes desenvolveram o trabalho final em equipes (dividiram a produção dos blocos de elétrica e o template do trabalho final, ainda que cada um tenha feito sua prancha). Na terceira unidade foram adotadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida e todos os trabalhos foram realizados em equipe. Os alunos apresentaram seminários sobre conceitos e ferramentas BIM, além de aulas sobre a modelagem multidisciplinar. Desta forma, a disciplina promoveu não apenas uma capacitação técnica introdutória ao BIM (conceitual e aplicada) como também promoveu o desenvolvimento de outras competências necessárias ao engenheiro civil, como proatividade, comunicação oral e trabalho em equipe.

Originalmente, a proposta de exercício final da última unidade seria a modelagem multidisciplinar de quatro pequenos edifícios, a ser realizada em equipe, com cada estudante assumindo um papel diferente: gerente BIM e responsável pela documentação final; modelador de arquitetura; modelador de estruturas; modelador de instalações elétricas. Os estudantes assumiriam todos os papéis, um diferente em cada projeto. No entanto, o cronograma acabou apertado com os seminários e exercícios iniciais de modelagem e o trabalho final foi consideravelmente simplificado, sendo realizado em duplas e apenas modelagem de arquitetura e documentação.

Apesar dessa simplificação no trabalho final, ficou perceptível o desenvolvimento e avanço dos estudantes no BIM, que estão com uma base inicial adequada para seguir no curso de engenharia civil. Certamente conseguirão utilizar BIM em outros componentes curriculares que tenham interface, caso necessário.

Para auxiliar a turma durante todo o curso, foi montado um ambiente no Moodle com diversos materiais de apoio e aprendizagem, direcionados para cada uma das três unidades. Especificamente sobre BIM, monitores da disciplina produziram videoaulas com tutoriais que auxiliaram os estudantes a criarem suas próprias aulas.

Incentivar que os alunos apresentem as aulas na terceira unidade foi bastante desafiador, por demandar tempo, coordenação de equipe, dentre outras habilidades. No entanto o resultado foi muito positivo, com aprendizado efetivo, ainda que introdutório/inicial, sobre os conceitos, ferramentas e aplicação prática de modelagem no Revit.

A experiência permitiu o desenvolvimento de competência em nível básico, tanto teórico quanto aplicado (SUCCAR; SHER; WILLIAMS, 2013) e competência técnica de Modelagem (T04) e Documentação (T05) (BIM EXCELLENCE, 2017).

Essa foi a primeira experiência da Célula BIM na disciplina de DTII-A. Após a terceira unidade, os alunos foram questionados sobre o curso e, a partir do retorno deles, os docentes reorganizaram a oferta para 2023.2, reduzindo mais os exercícios de seminários no início da última unidade e ampliando mais o tempo para a modelagem multidisciplinar que será proposta como trabalho final na próxima oferta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena de Souza Nadyer Vasconcellos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia. (Salvador - BA, Brasil)

Heitor Reis Gomes , Universidade Federal da Bahia

Graduando em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia. (Salvador - BA, Brasil)

Anderson Villaverde Lobo , Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia. (Salvador - BA, Brasil)

Roberio do Nascimento Coêlho , Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Univeridade Federal da Bahia. Professor efetivo da Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil)

 

Érica de Sousa Checcucci , Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. (Salvador - Bahia, Brasil).

Referências

BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.

SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction. n. 35 p. 174-189. 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

VASCONCELLOS, Lorena de Souza Nadyer; GOMES , Heitor Reis; LOBO , Anderson Villaverde; COÊLHO , Roberio do Nascimento; CHECCUCCI , Érica de Sousa. Ampliação do BIM na disciplina de Desenho Técnico: experiência na UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3269. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3269. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.