Diagnóstico BIM em estudo de caso

um correspondente entre o ensino e a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3360

Palavras-chave:

ensino, estudo de caso, maturidade bim

Resumo

Primordialmente, a experiência de ensino-aprendizagem BIM, ocorrida em abril de 2023, foi realizada por meio da disciplina eletiva denominada Modelagem na construção – Building Information Modeling (BIM) com alunos participantes do 3º e 4º período do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ari de Sá (FAS), cujo o primeiro objetivo foi aplicar metodologias ativas de aprendizagem, com introdução aos estudos de caso, seminários e discussões sobre os níveis de maturidade BIM. Outrossim, dentre as etapas de introdução aos conteúdos trabalhados em sala de aula, seguindo a proposta de investigar quais eram as vantagens e desvantagens da adoção do BIM, os alunos apontaram como problemática a resistência de algumas empresas em adotar a metodologia BIM como objeto de lucro e otimização de tempo na construção civil, de maneira que os projetistas já utilizam outros softwares de projeção, e a tecnologia vem avançando no decorrer do tempo. Então, é desafiante ter de mudar todo o contexto laboral dentro de um escritório já equipado de uma outra forma para iniciar algo novo em que a maioria ainda não domina, pois isso exige tempo de qualidade e investimentos que muitos escritórios preferem não fazer. Ademais, o segundo objetivo desse experimento foi fazer os alunos entenderem qual o processo de adoção do BIM na prática, em escritórios já inseridos no mercado, que decidiram enfrentar tais desafios, e expor de forma técnica quais os níveis de maturidade da empresa em relação ao domínio da metodologia tecnológica para realização de projetos na construção civil.

Apesar desta disciplina ser voltada à arquitetura de cunho teórico-prática, e com carga horária de 80 h/a, a experiência integrada à disciplina foi extensionista, ao serem realizados estudos de maturidade BIM em empresas nas fases iniciais do ciclo de vida da edificação, ou seja, concepção e projeto. Então, a pesquisa proposta no trabalho final da disciplina foi de realizar entrevistas com empresas que utilizavam softwares integrados ao BIM e utilizar as respostas para medir os níveis de maturidade BIM baseada na matriz de Succar (2008), para posteriormente sugestionar soluções de melhoria quanto à aplicação do BIM. A entrevista foi padronizada para extrair as seguintes informações: (1) O que levou a empresa a adotar o BIM; (2) Há quanto tempo a metodologia BIM foi implantada na empresa; (3) Quais foram os principais obstáculos de implantação do BIM; (4) Como ocorre o fluxo de trabalho BIM na empresa; (5) Todos os projetos já são desenvolvidos em BIM; (6) As empresas amigas entregam seus projetos em BIM pra vocês; (7) Quais são os principais benefícios identificados pela empresa por utilizar o BIM no dia a dia de trabalho; (8) Existe alguma desvantagem observada ao utilizar o BIM; (9) Quais as perspectivas da empresa para utilização do BIM hoje e em um futuro próximo, por exemplo, daqui a 5 ou 10 anos.  Seguidamente, no desenvolvimento dessa pesquisa foi possível fazer um comparativo entre duas empresas, denominadas aqui de empresa A e empresa B, que demonstraram níveis díspares de maturidade e usos da metodologia BIM. Primordialmente, a empresa A, cuja implantação do BIM foi realizada há 3 anos, relatou que os projetos são desenvolvidos em BIM do estudo preliminar ao projeto executivo, além da compatibilização de projetos parceiros, classificando-se assim em nível gerenciado. Já a empresa B, que ainda estava no nível inicial de implantação BIM, usa a plataforma apenas para representação volumétrica no estudo preliminar. Desta forma, considerando a falta de investimento em capacitações e recursos, a maturidade BIM da empresa B é primária. Fazendo um comparativo, é possível que a empresa B possa chegar ao mesmo nível de maturidade da empresa A, seguindo estratégias como investimento em capacitações e adaptações do escritório aos colaboradores, com um fluxo de informações estabilizada.

Por conseguinte, foram analisados os usos de diversos softwares que são integrados à metodologia BIM, como Revit e o Archicad, avaliando assim a eficiência de sua utilização. Posto isso, foi possível entender qual o processo de adoção do BIM na prática, em escritórios já inseridos no mercado. Junto a isto, depois de estudar a matriz de Succar (2008), e compartilhar algumas sugestões de aprimoramento pós-implantação - como a integração dos fluxos de trabalho entre as empresas parceiras, continuamente revista para novos alinhamentos, trazendo como resultados uma equipe de projeto interdisciplinar eficiente, outra solução também apontada foi como os arquivos compartilhados e armazenados em nuvem facilitavam a integração entre os colaboradores das empresas envolvidas. Entretanto, durante o diálogo com as empresas, via Google Meet, estas elencaram os desafios presentes em relação a adoção da metodologia, os altos valores de licenças dos softwares e compatibilização com outras disciplinas são os principais. Continuamente, houve um mútuo momento de aprendizagem que trouxe resultados positivos tanto para as empresas elevarem seu nível de maturidade BIM, como para o compartilhamento da experiência com os demais alunos da disciplina BIM na Faculdade Ari de Sá. Nota-se ainda a percepção do desenvolvimento de competências BIM (BIMe INITIATIVE, 2020) pelos discentes, correspondendo a Competências Gerenciais, como Liderança (M02) e Gestão organizacional (M04) após os discentes identificarem a necessidade de realizar mudanças organizacionais para incentivar, monitorar e melhorar a adoção do BIM, sugerindo novos fluxos de trabalho que buscassem elevar o nível de maturidade BIM das empresas participantes do estudo; Competências administrativas, como Gestão de desempenho (A03) ao avaliar, em termos de utilização BIM, a capacidade / maturidade organizacional, competência individual e desempenho do projeto com base na matriz de maturidade (SUCCAR, 2008); e Competências de implementação, como Fundamentos de implementação (I01) após identificarem e gerirem problemas associados à implementação BIM. 

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Biografia do Autor

Vitória Elen Ferreira Sá, Faculdade Ari de Sá

Técnica Profissionalizante em Informática pela EEEP Professor Onélio Porto. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Ari de Sá (Fortaleza - CE, Brasil).

Rodrigo Magalhães Siqueira Borges, Faculdade Ari de Sá

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Professor Permanente de Engenharia Civil na Faculdade Ari de Sá (Fortaleza - CE, Brasil).

Luciana Ribeiro de Brito, Faculdade Ari de Sá

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Ari de Sá (Fortaleza - CE, Brasil).

Referências

BIMe INITIATIVE. Competency Table. 201in. 2020. V. 2.1. Disponível em: bimexcellence.org. Acesso em: 04 ago. 2023.

BIMe INITIATIVE. Matriz de Maturidade BIM. 301in.PT. 20 V. 1.22. Disponível em: https://bimexcellence.org/wp-content/uploads/301in.PT-Matriz-de-Maturidade-BIM.pdf. Acesso em: 04 ago. 2023.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

SÁ, Vitória Elen Ferreira; BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; BRITO, Luciana Ribeiro de. Diagnóstico BIM em estudo de caso: um correspondente entre o ensino e a prática. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3360. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3360. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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