Interações no ensino de BIM
potencialidades no uso do Revit e Miro
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3371Palavras-chave:
BIM, ensino de graduação, arquitetura e urbanismoResumo
A crescente demanda por profissionais capacitados em Building Information Modeling (BIM) torna imprescindível sua implementação nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Nesse sentido, a disciplina “Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo” foi elaborada e realizada no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com o objetivo de abranger o conteúdo de BIM e suas aplicações, além de permitir a experimentação, na teoria e na prática, da dinâmica de sua aplicação, utilizando o software Revit como ferramenta e a plataforma Miro como suporte do conteúdo aplicado. O programa da disciplina abordou os principais conceitos BIM utilizando a modelagem com o software Revit, e a demonstração dos princípios básicos do software para que os alunos fossem capazes de elaborar projetos arquitetônicos desde pequena até grande complexidade, incluindo a finalização das pranchas de aprovação de projetos.
A disciplina foi realizada no primeiro semestre de 2023, como disciplina optativa, com 3 horas semanais, totalizando a carga horária de 51 horas. Além da docente responsável, participaram também três alunos mestrandos do Programa de Pós Graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGEES): 1) ministrante e organizador das aulas; 2) monitor que auxiliou nas dúvidas dos alunos; 3) monitor que registrou as impressões das aulas. A turma foi composta por 14 alunos, de diferentes períodos, que variaram entre o quinto e o nono semestre da graduação. A delimitação do número de alunos ocorreu por conta da quantidade de computadores compatíveis disponíveis no laboratório de informática do curso. O método de ensino-aprendizagem aplicado foi o Problem Based Learning (PBL), descrito por Checcuci (2014) como um método para o desenvolvimento de projetos e resolução de problemas complexos em grupos tutoriais e como sendo também um processo ativo, integrado, colaborativo, interdisciplinar e centrado no aluno. A proposta era modelar um projeto arquitetônico e fazer toda a documentação com quantitativos extraídos. Para isso, foi escolhido como objeto a casa sustentável, de Gustavo Penna, um projeto de pequena complexidade em que foi possível abordar todo o conteúdo previsto no programa no cronograma proposto no plano de ensino. Para auxiliar o desenvolvimento da disciplina foi utilizada a plataforma Miro, uma lousa digital que foi empregada como ferramenta de auxílio na transmissão de conteúdo. Dentro do Miro eram inseridos os arquivos utilizados nas aulas expositivas, tais como links, documentos, imagens, referências projetuais, bem como a produção dos trabalhos dos alunos.
Como produtos da disciplina, os alunos fizeram duas entregas: a parcial, que abrangeu o desenvolvimento do projeto durante a evolução das aulas; e a entrega final, onde sistematizaram o desenvolvimento do projeto completo. Nesse último, constavam os arquivos .RVT e as pranchas em .PDF finalizadas com a documentação completa do projeto, entre elas implantação, planta, planta de cobertura e seus detalhamentos, vistas tridimensionais, cortes e elevações. Também foram inseridas as tabelas com os quantitativos de áreas, volumes, e descrições de itens de projeto, que compõem o caráter de documentação do BIM. Vale ressaltar que os alunos atualizaram constantemente o status do projeto através de postagem de capturas de tela (viewports do REVIT) no Miro, para que fossem acompanhadas suas evoluções e sanadas possíveis dúvidas durante todo o processo. No contexto geral, os alunos responderam bem às dificuldades da modelagem e compreensão do método. Apesar do foco da disciplina estar voltado para o ciclo de projeto arquitetônico, foi possível, a partir de debates, expandir o olhar para todo o ciclo de vida do edifício. Entre as principais vantagens da experiência com essa disciplina destaca-se a interatividade com o Miro, através da consulta ao passo a passo e da ferramenta de feedback ao final de toda aula, possibilitando adaptações durante o desenvolvimento da disciplina. Sobre as dificuldades encontradas foi observado no início certo desequilíbrio do nível de conhecimento e desenvolvimento dos alunos, mas que foram diminuídos à medida que a disciplina foi se desenvolvendo. A evolução dos alunos proporcionou, portanto, discussões sobre a metodologia BIM, aproximando-os das técnicas construtivas, materialidades e processos do canteiro de obras, sendo um conhecimento imprescindível ao arquiteto (Ruschel, Andrade e Morais, 2013). Pode-se afirmar que a disciplina cumpriu seu objetivo, mostrando-se promissora para o ensino de BIM no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, sendo potencializada pela utilização do Miro como ferramenta de apoio e interação com os alunos. É válido repensar também, como conclusões dessa experiência, a composição diversificada de turmas, seja mantendo da mesma forma como foi feita, com alunos de diferentes períodos, seja com grupos de alunos de diferentes cursos (engenharias e arquitetura, por exemplo), simulando a prática colaborativa de profissionais de áreas distintas como é comumente utilizada em trabalhos com BIM. A competência chave aplicada na disciplina em questão, conforme a hierarquia delineada no artigo de Succar, Sher e Williams (2013), concentra-se na competência de domínio e no subgrupo de técnicas. Isso se caracteriza por terem sido desenvolvidas e transmitidas aos alunos diversas abordagens de técnicas de modelagem arquitetônica na utilização do software Revit. Além disso, a experiência realizada na disciplina enquadra-se no campo de processos e no estágio de modelagem, no esquema conceitual do BIM segundo o BIM Framework. A Modelagem Arquitetônica foi a categoria de uso do BIM na categoria I (geral) do BIM Excellence. Já quanto aos usos do BIM na categoria II, que aborda os domínios específicos do BIM Excellence, a experiência enquadra-se na categoria Planejamento e Projeto.
Downloads
Referências
ARCHDAILY BRASIL. Casa Sustentável / Gustavo Penna Arquiteto e Associados. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/929113/casa-sustentavel-gustavo-penna-arquiteto-e-associados> Acesso em: 6 agosto 2023. ISSN 0719-8906
BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: <https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf>. Acesso em: 02 agosto 2023.
BIM FRAMEWORK. The BIM Framework blog. Página inicial. Disponível em: <https://www.bimframework.info/>. Acesso em: 02 agosto 2023.
CHECCUCCI, E. de S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil. Encontro Da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 3, 2014. Disponível em: https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-3/htm/Artigos/ST/ST-NPNT-008-04_CHECCUCCI.pdf
RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X. DE .; MORAIS, M. DE .. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Ambiente Construído, v. 13, n. 2, p. 151–165, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-86212013000200012
SUCCAR, B; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment and application. Automation in Construction, Amsterdam, v. 35, p. 174-189. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR