O BIM como disciplina obrigatória no curso de Engenharia Civil no IFMG-GV
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1907Keywords:
Disciplina BIM, Engenharia Civil, Matriz Curricular, Construção CivilAbstract
Com o crescente interesse da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) pela utilização da Modelagem da Informação da Construção (BIM), também aumenta a procura por profissionais capacitados e que apresentem domínio no uso dessa metodologia. Porém, a falta de profissionais qualificados e o desconhecimento dos benefícios do BIM acabam gerando dificuldades para sua implementação e aplicação (LINO; AZENHA; LOURENÇO, 2012; GODOY; CARDOSO; BORGES, 2013). Com isso, para suprir a alta demanda das empresas, estúdios de arquitetura e engenharia quanto ao uso da metodologia BIM é muito importante que se inclua nos currículos de formação técnica e profissionalizante, principalmente na área de AEC, conteúdos de BIM, com o intuito de capacitar os futuros profissionais, a fim de que novas habilidades e conhecimentos sejam disseminados (CRUZ; CUPERSCHMID; RUSCHEL, 2017). No entanto, a inserção das competências e dos conhecimentos necessários ocorre de maneira lenta, sendo imprescindível o incentivo às universidades para a adoção de BIM durante o ensino da graduação (CLEVENGER et al., 2010; BARISON; SANTOS, 2010). Segundo Sabongi (2009), Sacks e Pikas (2013) e Checcucci (2014), a introdução de BIM nas universidades ocorre lentamente devido a alguns desafios, como: novos métodos de ensino; falta de materiais, livros e outras fontes específicas; docentes despreparados; custo das plataformas; multidisciplinaridade requerida; criação de componentes curriculares; e carência de normas/requisitos para a implementação no currículo. Mesmo diante dos percalços apontados para inserção do BIM, é preciso que as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam cursos na área da AEC abordem em suas matrizes curriculares, novos processos construtivos e novas metodologias que visam melhorar a eficácia da construção civil, sendo imprescindível que os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) estejam em consonância com as inovações tecnológicas e com o mercado de trabalho. Para Checcucci (2014) ter disciplinas integradas é a forma mais adequada de abordar BIM na graduação, pois permite uma formação mais abrangente e em um processo contínuo durante todo o curso. Além disso, considera-se que o aprendizado imersivo sobre modelos tridimensionais (3D) pode ser uma maneira valiosa para aprimorar a capacidade dos alunos de reconhecer uma variedade de princípios de construção.
O PPC consiste em um documento orientador que traduz as políticas acadêmicas institucionais com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Entre outros elementos, é composto pelos conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas; estrutura e conteúdo curricular; ementário; bibliografia básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso. É de suma importância que o PPC esteja sempre atualizado, bem como sua matriz curricular, a qual é elaborada de acordo com os objetivos que se pretende alcançar no curso, e está vinculada com o perfil de formação profissional. Ademais, a exemplo dos Engenheiros, suas atribuições profissionais são obtidas através da análise da matriz curricular cursada. O curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV) foi criado no ano de 2018, e tem como compromisso formar engenheiros civis numa perspectiva humanística ampla, com uma sólida base científico-tecnológica que os credencia a enfrentar os desafios demandados pela contemporaneidade, numa perspectiva crítica e reflexiva, e ainda, que seus egressos estejam à frente de seu tempo, preparados para realizar todas as habilitações legais normatizadas pelo sistema CONFEA/CREA. Neste sentido, diante do desenvolvimento tecnológico e importância do BIM na indústria da construção, o curso de Engenharia Civil do IFMG-GV inseriu como disciplina obrigatória a “Modelagem da Informação da Construção” em sua matriz curricular, com carga horária de 40 horas-aula, no 8º período do referido curso. Os conteúdos referentes a ementa da disciplina são: Fundamentos de BIM; Modelagem paramétrica; Interoperabilidade; Padrões existentes para troca de informação entre disciplinas de projeto; Industry Foundation Classes (IFC); Revisões dos principais programas computacionais de BIM; Estudos de caso de aplicação de BIM na AEC. Espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos necessários para aplicar a tecnologia BIM em projetos e obras de Engenharia Civil e desenvolver a parametrização de informações, assim como aplicar conceitos de técnicas construtivas na modelagem da informação.
Por fim, ressalta-se que, embora seja uma metodologia emergente e muito importante para os profissionais da indústria AEC, um estudo realizado por Brito e Ferreira (2015) com estes profissionais para avaliar o grau de aplicabilidade, importância, além de estratégias na representação, análise do planejamento e controle de obras utilizando a metodologia BIM, os resultados informam que 43,9% dos participantes ou não conheciam o BIM ou nunca haviam o utilizado. Ainda, entre os que haviam utilizado, 15,2% utilizaram pouco, 21,2% utilizaram medianamente e somente 19,7% haviam utilizado muito. Todavia, acredita-se que este cenário tende a mudar, uma vez que o Governo Federal lançou em 17 de maio de 2017 o decreto nº 9.377/18 que exige o uso do BIM a partir de 2021, quando da execução de projetos de obras públicas. Essa medida faz parte da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil (DA COSTA; MELLO; RAMOS, 2020).
Downloads
References
BARISON, Maria Bernardete; SANTOS, Eduardo Toledo. Review and analysis of current strategies for planning a BIM curriculum. In: Proceedings of the CIB W78 2010: 27th International Conference. Blacksburg Virginia: Cairo. Virginia Tech, 2010. p. 16-18.
BRITO, Douglas Malheiro de; FERREIRA, Emerson de Andrade Marques. Avaliação de estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando modelos BIM 4D. Ambiente construido, v. 15, p. 203-223, 2015.
CHECCUCCI, Érica de Sousa. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto. 2014.
CLEVENGER, Caroline M. et al. Integração do BIM na educação em gestão da construção civil. In: Processo EcoBuild do Workshop Acadêmico Relacionado ao BIM. 2010. p. 1-8.
CRUZ, Marcio de Oliveira; CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy; RUSCHEL, Regina Coeli. A incorporação de BIM no ensino do curso Técnico em Edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 12, n. 2, p. 117-134, 2017.
DA COSTA, Isa Gomes; MELLO, Luiz Carlos Brasil de Brito; RAMOS, Carlos Eduardo da Silva. Panorama sobre ensino do Building Information Modeling-BIM e Construção Enxuta nas universidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, 2020.
GODOY, Victor Hugo; CARDOSO, Carina Folena; BORGES, Marcos. BIM: desafios para um conceito em construção no ensino de arquitetura e engenharia. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2013.
LINO, José Carlos; AZENHA, Miguel; LOURENÇO, Paulo. Integração da metodologia BIM na engenharia de estruturas. Encontro Nacional Betão Estrutural, Porto, 2012.
SABONGI, Farid J. et al. The Integration of BIM in the Undergraduate Curriculum: an analysis of undergraduate courses. In: Proceedings of the 45th ASC Annual Conference. The Associated Schools of Construction, 2009. p. 1-4.
SACKS, Rafael; PIKAS, Ergo. Building information modeling education for construction engineering and management. I: Industry requirements, state of the art, and gap analysis. Journal of Construction Engineering and Management, v. 139, n. 11, p. 04013016, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR