Experiência de Ensino em BIM
representação gráfica de projeto de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3452Keywords:
Ensino, Representação Gráfica, BIMAbstract
A crescente incorporação do BIM nas matrizes curriculares de cursos universitários é uma demanda necessária para acompanhar o cenário do mercado de trabalho, especialmente da Arquitetura e Engenharia Civil (Ruschel et al., 2013). Neste sentido, o presente ensaio objetiva-se por apresentar uma experiência de ensino em BIM realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em disciplina ministrada no 2° semestre do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. O estudo enquadra-se no tema Experiência de ensino-aprendizagem em BIM realizadas, e foi realizado na disciplina Representação Gráfica I do curso de Arquitetura e Urbanismo, com a participação de 60 alunos de graduação de quarto turmas no segundo semestre de 2022. A disciplina tem por objetivo capacitar os estudantes na representação, leitura e reprodução dos principais elementos que comparecem em um projeto arquitetônico, - dando-lhes plenas condições para representar as ideias construtivas na sequência da formação profissional - assim como na utilização de aplicativos computacionais com ênfase na graficação de projetos. Trata-se de uma disciplina eletiva de 6 créditos, de caráter teórico-prática, com o aporte teórico apresentado através de aulas expositivas que subsidiam os exercícios propostos; e, no que tange ao aporte prático, são elaborados exercícios que se concentram na utilização de três ferramentas em momentos distintos: à mão livre e às ferramentas computacionais CAD e BIM. Na primeira etapa, através de croqui, apreende-se as questões normativas e na aplicação sobre a representação gráfica dos projetos arquitetônicos. A segunda e terceira etapas concentram-se na representação de projeto arquitetônico de edifício de pequeno porte, através da apresentação dos materiais gráficos 2D (plantas baixas, elevações e cortes), sendo que apenas na etapa 3 também foram executadas imagens 3D. As aulas expositivas foram apoiadas por material audiovisual previamente gravado, disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) institucional (MOODLE) e no canal da disciplina no YOUTUBE (https://www.youtube.com/channel/UCc2BDy7iC6h_3QWzVX_skAQ).
O software escolhido para apreciação da ferramenta computacional BIM foi o “Archicad” e sua escolha foi, principalmente, pela licença que a Universidade possui para sua utilização. Adotou-se o método de oficina dirigida - “workshop”-, com aulas expositivas e material de apoio – vídeos e tutoriais - disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem institucional (Moodle). Os vídeos ficaram disponibilizados, também, em canal do “Youtube”: Representação Gráfica I, desenvolvido para suporte das aulas ministradas. No semestre 2022/2 foi proposta a modelagem de uma edificação unifamiliar, projetada pelo escritório Galeria Arquitetos, denominada Casa Brooklin. Projetada em 2008, com 166m², em São Paulo, a casa se localiza em um terreno alongado e é proposta em dois volumes: na frente, a casa propriamente dita; nos fundos, uma edícula. A configuração se torna atrativa, considerando a proporção das edificações de pequena escala, além das variantes consideradas interessantes para o aprendizado de diversos elementos, tais como: escadas, layout de ambientes, áreas externas e a construção em si. O exercício em Archicad contou com três etapas - modelagem, documentação e publicação, dividido em sete aulas presenciais e uma EAD. Na primeira aula foram apresentadas a interface do software e configurações gerais. Também foi disponibilizada uma lista de atalhos dos principais comandos. A modelagem propriamente dita iniciou com a marcação dos eixos compositivos do projeto, utilizando a ferramenta linhas-guias. Utilizando de linhas-guias como referência, foram traçadas as paredes das plantas baixas dos dois pavimentos. Cabe ressaltar que o template fornecido possuiu paredes de estrutura composta modeladas conforme as necessidades da representação gráfica da edificação para o exercício. Da mesma forma, foram fornecidas as configurações de lajes, vigas e pilares. Quanto às esquadrias, escada e fechamentos, também foram modelados previamente, e disponibilizados no arquivo template. Por fim, foram gerados os documentos 2D, uma vista da planta de localização, duas vistas das plantas baixas dos pavimentos térreo e superior, três cortes (longitudinal e transversais) e duas fachadas (frontal e lateral) na escala de 1:50. Tais vistas são dispostas em pranchas disponibilizadas pela disciplina.
A impressão em modo PDF (Portable Document Format) foi primordial para averiguar, especialmente, as espessuras das linhas, pois, assim como observado em semestres anteriores, ressente-se de maior atenção sobre as demandas gráficas, principalmente em 2D. Neste sentido, consideram-se, ainda, pertinentes para revisão e aprimoramento os pontos que passam pela organização da representação em termos da expressão gráfica coerente com as especificações da norma: as espessuras e tipos de linhas, a representação de escadas e elementos de vedação, assim como textos, símbolos e especificações devem ser coordenados pelas sobreposições gráficas de modo a tornar o projeto arquitetônico inteligível perante a NBr6492. Entende-se que a experiência da disciplina no ensino da ferramenta BIM é um “work in progress”, pois a cada novo semestre são identificadas novas necessidades ou possibilidades de utilização e revisão. Esta publicação não tem o intuito de identificar a melhor abordagem, mas incitar o pensamento crítico sobre o ensino do BIM nas universidades. Para o futuro pretende-se aprimorar a modelagem em Archicad, inserindo representações gráficas em outras escalas, como 1:100 e representações 3D, como diagramas e cortes perspectivados.
Downloads
References
RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X. de; MORAIS, M. de. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 151–165, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR