Integração de multi-desempenhos em projeto: aplicação de abordagem construtivista de apoio à decisão em experiência didática
Palabras clave:
Colaboração, Multidesempenhos, Avaliação Multicritério, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia de Arquitetura e UrbanismoResumen
Neste trabalho, apresenta-se uma experiência didática por meio da qual os alunos envolvidos desenvolveram um projeto com o objetivo de integrar multidesempenhos. Para tanto, foi aplicado o metamodelo de integração de multidesempenhos proposto por Lima (2016). O metamodelo consiste na incorporação de uma abordagem construtivista de apoio à decisão, por meio da qual é construído colaborativamente um modelo de avaliação multicritério (MCDA) que dá suporte à análise, síntese e avaliação do projeto. A dinâmica de aplicação do metamodelo é dividida em três fases. A primeira fase é a de preparação, na qual são desenvolvidas atividades para envolver e capacitar os participantes. A segunda fase é a de execução. Esta refere-se ao desenvolvimento das atividades essenciais do metamodelo (identificação do contexto decisório; estruturação do problema; estruturação do modelo MCDA; desenvolvimento de soluções de projeto; e avaliação de soluções potenciais). A terceira fase é a de finalização, em que são discutidos os resultados alcançados. A experiência didática ocorreu em uma disciplina optativa de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Dela, participaram de doze alunos e dois monitores de projeto atuaram na equipe de apoio à facilitação. Em vez de formar uma única equipe de projeto, composta por todos os alunos, optou-se por formar quatro equipes de projeto, composta por três alunos cada, sendo que cada aluno da equipe de projeto seria especializado em um tipo de desempenho. Para que todas as equipes projetassem simulando o mesmo contexto decisório, a etapa de análise foi desenvolvida em conjunto pelos doze alunos. Assim, o modelo MCDA desenvolvido foi único, porém, cada equipe multidisciplinar desenvolveu a sua solução de projeto. Ao final, cada solução foi avaliada segundo o mesmo modelo de avaliação. Foi proposto o desenvolvimento do projeto de uma habitação unifamiliar a ser construída pelo próprio morador (autoconstrução) composta por dois quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Diante do contexto do projeto em questão e das habilidades e interesses dos projetistas envolvidos, optou-se por enfatizar as seguintes dimensões de desempenho no projeto em questão: custo, desempenho ambiental (Selo Casa Azul - Caixa) e conforto térmico. Para cada dimensão de desempenho, além dos projetistas envolvidos, atuaram professores especialistas na condição de consultores. Para a concepção e desenvolvimento do projeto, os projetistas ficaram livres para utilizar os softwares CAD, BIM e de avaliação que mais dominassem, bem como a organização de dados em planilhas. Na atividade denominada ação final de conclusão, foi realizado um grupo focal com os alunos que atuaram como projetistas. Os mesmos discutiram entre si, moderados pelo facilitador, sobre os resultados do modelo MCDA e sobre os projetos desenvolvidos a fim de indicarem as potencialidades e as restrições da aplicação do mecanismo proposto para o desenvolvimento do projeto. Dentre os resultados obtidos, identificou que a incorporação de um processo estruturado de apoio à decisão ao processo de projeto estimulou o trabalho colaborativo e multidisciplinar, a discussão entre os especialistas e a busca de consensos. Quanto ao uso do modelo BIM, os projetistas identificaram que o mesmo facilitou a coleta de dados, podendo ainda tal coleta vir a ser desenvolvida de modo automatizado. Do que foi observado durante a aplicação da experiência didática, observou-se que quanto melhor o domínio da equipe de projeto sobre as ferramentas de projeto em BIM, melhor proveito tirou-se sobre o modelo MCDA. Identificou-se que isso ocorreu pois o modelo BIM facilitou a alimentação dos dados no modelo MCDA.
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