Requalificação do anexo da escola politécnica da UFBA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3395

Palabras clave:

Modelagem para Reforma, Modelagem Arquitetônica, Modelagem de Estruturas em Concreto, Modelagem de Sistemas Hidráulicos, Modelagem de Sistemas de Baixa Tensão

Resumen

Este resumo relata uma experiência de ensino-aprendizagem do Laboratório de Práticas em BIM da Universidade Federal da Bahia (LaBIM UFBA). O LaBIM UFBA é um projeto de extensão composto por, em média, 30 membros dos cursos de Arquitetura, das Engenharias e do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (BI C&T) da UFBA. O Laboratório adota a aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares (SILVA et al., 2019) com a proposta de realizar desafios de caráter fictício e experimental em BIM. Em 2023, o LaBIM UFBA propôs o Desafio 6, um projeto de requalificação do Anexo da Escola Politécnica da UFBA, englobando as disciplinas de Arquitetura, Estruturas, Instalações Elétricas e Hidráulicas, bem como atividades de Coordenação e Compatibilização dos projetos em softwares BIM. Segundo a matéria do Jornal Correio (2018), a edificação teve sua construção iniciada em 2011, contudo, foi paralisada em 2013. No projeto inicial constavam 13 pavimentos, mas apenas 8 foram construídos parcialmente, estando inacabados, sem utilização e expostos às intempéries. A principal motivação para a escolha da edificação foi a possibilidade de dar um retorno à comunidade acadêmica, por meio da elaboração de um modelo BIM que pudesse auxiliar na requalificação do espaço já construído, a fim de atender às atuais necessidades dos estudantes, docentes e funcionários.

As reuniões para o desenvolvimento dos projetos e colaboração entre as disciplinas ocorreram de modo híbrido, sendo as online realizadas através da plataforma meet, do Google, e as presenciais no laboratório da Escola Politécnica da UFBA. Além disso, a comunicação foi facilitada pelo uso do WhatsApp, enquanto a gestão e colaboração dos projetos foi viabilizada pelo uso das seguintes ferramentas: Notion (gestão de projetos), Catenda Hub (ambiente comum de dados) e Google Drive & Dropbox (armazenamento e documentação). Antes de iniciar as atividades, os estudantes contaram com uma capacitação (3h), ministrada pelo membro do conselho administrativo do LaBIM UFBA, com expertise em BIM, sobre ambientes comuns de dados (CDE) e formas eficientes de colaboração de projetos entre disciplinas. Dando seguimento, foram realizados estudos dos projetos existentes da edificação, bem como de viabilidade e atendimento às normas técnicas e desenvolvimento do Plano de Execução BIM (BEP) da edificação. Nesta fase, o núcleo de Arquitetura elaborou um formulário para mapear as principais necessidades dos usuários da Escola, a fim de adequar o projeto existente e setorizar melhor os ambientes. Partindo da análise deste formulário, foram inseridas diversas salas específicas para projetos de extensão, realizada a ampliação do número de laboratórios, proposta a criação de salas de apoio, cantina, copa, vestiários, salas para funcionários, jardins internos e terraço para integração e descanso dos estudantes. Além disso, a partir das diretrizes iniciais, sugeriu-se de forma preliminar a aplicação de brises de alumínio em toda extensão da fachada principal, auxiliando no conforto térmico da edificação, bem como na estética do prédio. Paralelamente, os membros do núcleo de Estruturas realizaram registros fotográficos, com o auxílio de drone, para identificar patologias e inconformidades na edificação para a adequação do projeto existente e posterior estudo de restauração. Nos núcleos de instalações hidrossanitárias e instalações elétricas, foram iniciados os estudos dos projetos executivos existentes, com foco na verificação do atendimento das principais normas de instalações elétricas e hidrossanitárias nacionais. A partir disso, foram alocados esforços no entendimento das possíveis adaptações e mudanças para a edificação de forma a atender às solicitações dos novos layouts arquitetônicos, bem como uma modernização das instalações e possibilidades de tornar a edificação mais sustentável.

A partir dos parâmetros estabelecidos no BEP, o Núcleo de Coordenação e Simulação de Projetos iniciou o desenvolvimento de uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP) pensando nos posteriores usos de Estimativa de Custo (4070) e, Planejamento de Construção (3020), sendo que a sua finalização foi prorrogada para o segundo semestre visto a necessidade de modelos e definições de projeto mais desenvolvidas. Logo após, foram realizadas as modelagens iniciais de cada disciplina com a utilização dos seguintes softwares: Autodesk Revit® 2022 (modelagem de Arquitetura, Instalações Elétricas e Hidráulicas), TQS 23 (modelagem de Estrutura) e  Navisworks 2022 (coordenação de projetos). Os modelos de cada disciplina podiam ser acessados e editados por meio do processo de colaboração no Dropbox, sincronizando as atualizações com todos os membros de forma de auxiliar na produção de simultânea entre os projetistas, evoluir a interoperabilidade dentro dos softwares e ajudar na diminuição de tempo de análise e de alterações (JESUS, NASCIMENTO, MELO, 2022). O Contenda HUB (CDE) foi utilizado com o principal intuito de comunicação e troca de informação entre os núcleos, com a centralização das interferências detectadas (4040) e o registro das soluções propostas e desenvolvidas ao longo do desenvolvimento dos modelos.

Dentre os 18 encontros aos sábados, 3 deles (12h) foram destinados aos estudos de viabilidade e adequação às normas técnicas vigentes e os demais (60h) para o desenvolvimento das modelagens dos projetos, em conjunto ao dimensionamento dos complementares, além de horários extras ao longo da semana. Os modelos BIM foram desenvolvidos para os usos de Modelagem para Reforma (1340), Modelagem Arquitetônica (1010), Modelagem de Estruturas em Concreto (1050), Modelagem de Sistemas Hidráulicos (1200) e Modelagem de Sistemas de Baixa Tensão (1320) (BIM EXCELLENCE, 2017), com Nível de Desenvolvimento 350. No semestre de 2023.2, planeja-se desenvolver modelos BIM para os usos de Extração de Quantitativos (4130), Estimativa de Custo (4070), Planejamento de Construção (3020) e Documentação 2D (2010). No decorrer do Desafio, algumas limitações impactaram no andamento das atividades, tais como: (a) Prazos curtos frente às demandas dos projetos,  necessitando tempo extra; (b) Falta de domínio das ferramentas, conhecimento técnico e experiência em alguns núcleo; (c) Dificuldades de comunicação e colaboração da equipe, devido às oscilações das participações dos membros nas reuniões. Dado o exposto, observou-se algumas lições, dentre as quais estão: alinhamentos prévios acerca dos padrões de modelagem e demandas internas dos núcleos, bem como capacitações nas ferramentas utilizadas e noções técnicas projetuais. Notou-se que os núcleos com membros mais experientes e com mais vivência no laboratório apresentaram um desempenho melhor, evidenciando a necessidade de pessoas com mais expertise para guiar o andamento e desenvolvimento das atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Farias Barretto, Universidade Federal da Bahia

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Lívia Santos Porto, Universidade Federal da Bahia

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Nathalia Rangel Dantas, Universidade Federal da Bahia

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Reymard Savio Sampaio de Melo , Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Citas

BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. 2017. Disponível em: <https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2022.

JESUS, B. S. V. B. de; NASCIMENTO, N. R. L.; MELO , R. S. S. de. Desafio residência universitária: colaboração remota no LaBIM UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1949. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1949. Acesso em: 3 ago. 2023.

JORNAL CORREIO. MPF recomenda que Ufba conclua prédio anexo à Politécnica. 2018. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/salvador/mpf-recomenda-que-ufba-conclua-predio-anexo-a-politecnica-1018>

SILVA, Y. D. T. da .; GOMES, C. A. S. .; SILVA, . L. da C. .; MELO, R. S. S. de . Project-led Education no ensino de BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: <https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/251>. Acesso em: 17 ago. 2022.

Publicado

2023-11-02

Cómo citar

BARRETTO, Gustavo Henrique Farias; PORTO, Lívia Santos; DANTAS, Nathalia Rangel; MELO , Reymard Savio Sampaio de. Requalificação do anexo da escola politécnica da UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3395. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3395. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.