Plano de execução BIM educacional para FEC-UNICAMP
Palavras-chave:
BIM, BEP, Ensino, Graduação, Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo
A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) oferece dois cursos de graduação: Engenharia Civil (integral e diurno) e Arquitetura e Urbanismo (noturno). Nos últimos 11 anos, isto é, deste 2007, foi realizada uma pesquisa-ação educacional sobre a incorporação do BIM no ensino destes cursos. Esta ação foi divulgada por meio de múltiplos artigos científicos (ANDRADE; RUSCHEL, 2013; RIGHI; CELANI; RUSCHEL, 2009; RUSCHEL; ANDRADE; MORAIS, 2013; RUSCHEL et al., 2008). Esta pesquisa resultou em disciplinas específicas, criadas ou atualizadas, desenvolvendo as competências de modelagem, coordenação e projetação com BIM (RUSCHEL, 2018). Considera-se que, com este aprendizado, apresenta-se o momento e desafio maior de ampliar para toda a grade curricular o ensino do BIM. Para tal, vê-se a necessidade de realizar esta ação direcionada por um Plano de Execução BIM (PEB). Este resumo discute a abrangência do BEP educacional para os cursos de graduação da FEC-UNICAMP. Existem vários guias de implementação do BIM nacionais, entre eles destacam-se: o guia BIM ABDI-MDIC e a Coletânea de Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras da CBIC. A grande maioria é baseada no Project Execution Planning Guide do Computer Integrated Construction Research Program da Penn State University (CIC, 2011). Este guia estabelece que um BEP para projeto envolve a identificação das metas e usos do BIM desejados, o desenho dos mapas de processos relacionados, a definição das trocas de informações necessárias e finalmente a definição do suporte de infraestrutura requerido. Outra fonte de ordenação para a compreensão e implementação do BIM é a iniciativa BIMe que é um projeto de pesquisa internacional comunitário com avaliação aberta (http://www.bimthinkspace.com/). Entre as proposições desta iniciativa está o diagrama de iniciação de projetos que estabelece um fluxo de trabalho genérico para a implementação do BIM abrangendo processos, tecnologias e políticas. Em processo orienta-se estabelecer o escopo do projeto; identificar os usos do modelo de destino do projeto; os envolvidos e competências existentes. Em políticas aconselha-se estabelecer padrões de modelagem, nível de desenvolvimento (LoD) e protocolos de comunicação a serem usados em todo o projeto. Em tecnologia estimula-se identificar soluções de software, formatos de troca de informações e soluções de infraestrutura de rede. A discussão sobre o BEP educacional para a FEC-UNICAMP adotará esta perspectiva. Enquanto que a pesquisa-ação já realizada foi motivada e capitaneada por um professor específico da faculdade, o desenvolvimento do BEP e ações correspondentes para a incorporação do BIM abrangendo a grade curricular dos cursos de EC e AU deverá envolver o colegiado. Foi realizado um diagnóstico para adoção de BIM na grade curricular do curso de Engenharia Civil utilizando-se o método proposto por Checcucci e Amorin (2014) este cenário pode ser o ponto de partida para se estabelecer o escopo do projeto de implementação do BIM para esta graduação identificando as disciplinas com potencial de incorporação do BIM. Esta classificação aponta potencial professores envolvidos e permite a identificação dos usos de BIM. É requerido realizar diagnóstico semelhante para ao curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa-ação anteriormente realizada já indicou demandas de infraestrutura computacional e de rede de comunicação, assim como infraestrutura especial. Vislumbra-se que o aspecto político, i.e. padrões de modelagem, nível de desenvolvimento e protocolos de comunicação seja o mais difícil de ser implementado envolvendo um entendimento integrado e maduro da implementação do BIM em cada disciplina e entre disciplinas.
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