Objeto de aprendizagem BIM

proposta do Projeto Construa Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3272

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, BIM, Projeto Construa Brasil, Competência BIM operacional

Resumo

Alguns autores sugerem que como BIM é uma abordagem baseada em modelos digitais de informação integrando o projeto, a construção, operação e manutenção de edifícios, instalações e infraestruturas, da mesma forma o ensino deve adotar uma aprendizagem em torno de um projeto central integrador (Turk e Instenic Starcic, 2020; Forsythe; Jupp e Sawhney, 2015). Essa abordagem permite integrar e vincular as disciplinas individuais de uma formação simulando a passagem pelos múltiplos enfoques requeridos no desenvolvimento de um empreendimento e o envolvimento com múltiplas tecnologias.  Um projeto central é retomado ao longo da formação do aluno - em projeto, cálculo estrutural, conforto,  sustentabilidade, orçamentação, planejamento, entre outras - onde são criadas cenários que utilizam os modelos de informação de uma forma que melhor se adapte aos processos específicos de cada disciplina e competências associadas.

Este resumo apresenta objetos de aprendizagem baseados num projeto piloto, sendo desenvolvido nas Células BIM do Projeto Construa Brasil (MDIC, 2022), que visa subsidiar a abordagem de aprendizagem em BIM baseada num projeto central. O projeto piloto, ou projeto central de aprendizagem, será um conjunto habitacional de interesse social da CDHU localizado em Campinas - SP. É um conjunto com seis quarteirões, compondo cada quarteirão dez edifícios residenciais de 5 andares (térreo mais quatro pavimentos) no formato H. Cada quarteirão também inclui uma quadra de esportes e um centro de convivência térreo. O edifício é composto por apartamentos com sala, dois quartos, um banheiro, uma cozinha e área de serviço. 

Serão desenvolvidos objetos de aprendizagem compostos por vídeos e datasets para o ensino-aprendizagem de múltiplos usos do BIM. Os usos planejados são: modelagem arquitetônica, estrutural, sistemas prediais hidráulicos e elétricos, modelagem da infraestrutura urbana (sítio e vias), compatibilização (coordenação 3D), orçamentação, planejamento da obra e colaboração por meio de ambiente comum de dados (CDE). As competências BIM desenvolvidas são operacionais (Succar, Sherme e Williams, 2013) . Os vídeos deverão explicar o passo a passo para o desenvolvimento do uso do BIM segundo um mapa de processo e explicando detalhes dos aplicativos que operacionalizam. Os datasets envolvem modelos de informação de partida, intermediários e finais.  Haverá duas versões para cada objeto de aprendizagem, variando a tecnologia empregada associada ao uso do BIM sendo desenvolvido. 

Os objetos de aprendizagem poderão ser utilizados de múltiplas formas pelos professores interessados na sua aplicação em uma disciplina. Duas formas iniciais de aplicação seriam: (1) como material extra-classe para auto aprendizagem dos alunos e discussão em sala dos impactos do BIM no tema da disciplina ou (2) como ponto de partida para um exercício que aprofunda o uso do BIM na disciplina. Os objetos de aprendizagem também podem ser utilizados individualmente por aqueles que desenvolvem competências em BIM pelo auto aprendizado. As duas Células BIM do Projeto Construa Brasil, a Engenharia Civil da UFPR e a Arquitetura e Urbanismo da UFPE, serão as primeiras instituições a adotarem os objetos de aprendizagem em suas disciplinas. Para estas duas universidades, haverá um estudo sobre as formas de aplicação do projeto central nas disciplinas do Plano de Implementação BIM curricular em desenvolvimento nos cursos. Os objetos de aprendizagem ficarão disponíveis futuramente no Portal BIM Acadêmico para ampla utilização no ensino de BIM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Colaborador na  Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Fernanda Prado Brandão, Núcleo de Inovação BIM

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gerenciamento em BIM. pelo SENAI. Projetista no Núcleo de Inovação BIM (Salvador - BA, Brasil).

Referências

FORSYTHE, P.; JUPP, J.; SAWHNEY, A. Building Information Modelling in Tertiary

Construction Project Management Education: A Programme-wide Implementation Strat. Journal for Education in the Built Environment, v.8, n.1, p. 16-34, 2015. DOI: https://doi.org/10.11120/jebe.2013.00003

MDIC - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. Projeto Construa Brasil. Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/ambiente-de-negocios/competitividade-industrial/construa-brasil. Acesso em: 27.07.2023.

SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction, v.35, p. 174-189, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016

TURK, Z.; ISTENIC STARCIC, A. Towards Deep Impacts of BIM on Education. Frontiers of Engineering Management, v. 7, n. 1., p. 81-88, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s42524-019-0035-2

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

RUSCHEL, Regina Coeli; BRANDÃO, Fernanda Prado. Objeto de aprendizagem BIM: proposta do Projeto Construa Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3272. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3272. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.