II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM – UFBA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.312

Keywords:

BIM, Workshop, Engenharia Civil, Arquitetura, Extensão, Competências funcionais BIM

Abstract

Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada durante o II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM realizado na UFBA de forma remota durante o período de 26 de fevereiro a 19 de março de 2021. A atividade foi planejada conjuntamente pelo professor da Escola Politécnica Sávio Melo, a professora da Faculdade de Arquitetura Érica Checcucci e a professora convidada Ana Paula Carvalho Pereira. O workshop foi desenvolvido como curso de extensão, teve duração de 3 semanas e 30 horas de carga-horária distribuídas em 4 encontros síncronos de 2 horas cada e 22 horas de trabalho autônomo dos participantes. Seus objetivos foram os mesmos do primeiro workshop: explorar as possibilidades de trabalho colaborativo de um projeto BIM enfocando os diferentes papéis de uma equipe multidisciplinar e promover uma experiência introdutória de desenvolvimento do estudo preliminar de um pequeno centro comercial, definindo os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de forma remota, e com auxílio de uma Plataforma de Gestão de Projetos BIM (Plannerly). Teve como premissas o trabalho colaborativo, multidisciplinar e à distância com participação ativa dos inscritos. Como pré-requisito, foi solicitado que o participante tivesse competências técnicas BIM individuais em pelo menos uma das disciplinas a serem trabalhadas. O foco do workshop era desenvolver competências funcionais BIM individuais (coordenar projetos, trabalhar em equipe, gerenciar processos, etc.).

Se inscreveram para o workshop 32 candidatos, entre arquitetos-urbanistas, engenheiros e estudantes de arquitetura e engenharia. Destes, 24 foram selecionados e distribuídos em 3 times de 8 participantes cada, com diferentes formações, níveis de competência BIM e de diferentes partes do Brasil. Foi sugerido pelos docentes uma distribuição preliminar de funções nos times, que foi ratificada ou alterada por cada grupo, contendo: 1 BIM manager; 3 projetistas de arquitetura, 2 projetistas de estruturas e 2 projetistas de instalações. Foi fornecida uma planta baixa de um centro comercial de pequeno porte, a partir da qual deveria ser desenvolvido o estudo preliminar, além de material de apoio sobre a plataforma de gestão Plannerly. No primeiro encontro síncrono a atividade foi explicada e os participantes se reuniram para escolher o nome do time (“empresa”) e definir as funções de cada membro do grupo, além de organizar o trabalho a ser desenvolvido nas 3 semanas seguintes. No segundo encontro os participantes apresentaram seus estudos iniciais e o planejamento para desenvolver o projeto. No terceiro e quarto encontros, o trabalho desenvolvido foi apresentado também para especialistas convidados, que fizeram críticas e sugestões sobre o trabalho desenvolvido. Além de entregáveis referentes aos projetos, foi solicitado que cada time apresentasse reflexões e entregáveis do processo desenvolvido, como dificuldades e vantagens do trabalho colaborativo e remoto. Ainda, cada participante deveria entregar, a partir da segunda semana, um diário individual de atividades desenvolvidas descrevendo o que havia realizado na semana, a carga-horária de trabalho dispendida com as atividades do workshop e suas reflexões sobre o processo vivenciado.

Após três semanas de trabalho, os resultados mostraram ganhos de aprendizagem e desenvolvimento de competências BIM pelos participantes, reforçando a ideia que ações pontuais e curtas podem ajudar a promover a adoção de BIM no país. Ficou clara a importância de promover oportunidade para trabalhar as competências funcionais que o BIM demanda. Os times conseguiram desenvolver diversos entregáveis e projetos preliminares das disciplinas solicitadas, produzindo modelos BIM, pranchas técnicas e vídeo dos projetos desenvolvidos. Nesta segunda versão do workshop o público de inscritos foi majoritariamente de graduados, ao contrário do primeiro, que teve mais estudantes. Isto mostra a crescente demanda de atualização e capacitação de profissionais já formados para trabalhar com BIM. Neste II workshop também aumentamos em uma semana o período da atividade para dar mais tempo para o desenvolvimento do trabalho. Percebeu-se ganhos, principalmente nas interações entre os participantes e no uso da plataforma de gestão Plannerly com esta ampliação de prazo do workshop.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/v9NWs22VFzo

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Reymard Savio Sampaio de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Atuais interesses de pesquisa: Tecnologias digitais na Gestão da Construção.

Érica de Sousa Checcucci , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. 

Ana Paula Carvalho Pereira, Universidade Salvador

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professora no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-graduação Lato Sensu na Área de Arquitetura da Universidade Salvador (UNIFACS). Também professora no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e na Pós-graduação MBI-BIM Master in Business Innovation no SENAI-CIMATEC. 

Published

2021-05-21

How to Cite

MELO, Reymard Savio Sampaio de; CHECCUCCI , Érica de Sousa; PEREIRA, Ana Paula Carvalho. II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM – UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.312. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/312. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>