II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM – UFBA
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.312Palabras clave:
BIM, Workshop, Engenharia Civil, Arquitetura, Extensão, Competências funcionais BIMResumen
Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada durante o II Workshop on line de prática integrada de projeto BIM realizado na UFBA de forma remota durante o período de 26 de fevereiro a 19 de março de 2021. A atividade foi planejada conjuntamente pelo professor da Escola Politécnica Sávio Melo, a professora da Faculdade de Arquitetura Érica Checcucci e a professora convidada Ana Paula Carvalho Pereira. O workshop foi desenvolvido como curso de extensão, teve duração de 3 semanas e 30 horas de carga-horária distribuídas em 4 encontros síncronos de 2 horas cada e 22 horas de trabalho autônomo dos participantes. Seus objetivos foram os mesmos do primeiro workshop: explorar as possibilidades de trabalho colaborativo de um projeto BIM enfocando os diferentes papéis de uma equipe multidisciplinar e promover uma experiência introdutória de desenvolvimento do estudo preliminar de um pequeno centro comercial, definindo os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de forma remota, e com auxílio de uma Plataforma de Gestão de Projetos BIM (Plannerly). Teve como premissas o trabalho colaborativo, multidisciplinar e à distância com participação ativa dos inscritos. Como pré-requisito, foi solicitado que o participante tivesse competências técnicas BIM individuais em pelo menos uma das disciplinas a serem trabalhadas. O foco do workshop era desenvolver competências funcionais BIM individuais (coordenar projetos, trabalhar em equipe, gerenciar processos, etc.).
Se inscreveram para o workshop 32 candidatos, entre arquitetos-urbanistas, engenheiros e estudantes de arquitetura e engenharia. Destes, 24 foram selecionados e distribuídos em 3 times de 8 participantes cada, com diferentes formações, níveis de competência BIM e de diferentes partes do Brasil. Foi sugerido pelos docentes uma distribuição preliminar de funções nos times, que foi ratificada ou alterada por cada grupo, contendo: 1 BIM manager; 3 projetistas de arquitetura, 2 projetistas de estruturas e 2 projetistas de instalações. Foi fornecida uma planta baixa de um centro comercial de pequeno porte, a partir da qual deveria ser desenvolvido o estudo preliminar, além de material de apoio sobre a plataforma de gestão Plannerly. No primeiro encontro síncrono a atividade foi explicada e os participantes se reuniram para escolher o nome do time (“empresa”) e definir as funções de cada membro do grupo, além de organizar o trabalho a ser desenvolvido nas 3 semanas seguintes. No segundo encontro os participantes apresentaram seus estudos iniciais e o planejamento para desenvolver o projeto. No terceiro e quarto encontros, o trabalho desenvolvido foi apresentado também para especialistas convidados, que fizeram críticas e sugestões sobre o trabalho desenvolvido. Além de entregáveis referentes aos projetos, foi solicitado que cada time apresentasse reflexões e entregáveis do processo desenvolvido, como dificuldades e vantagens do trabalho colaborativo e remoto. Ainda, cada participante deveria entregar, a partir da segunda semana, um diário individual de atividades desenvolvidas descrevendo o que havia realizado na semana, a carga-horária de trabalho dispendida com as atividades do workshop e suas reflexões sobre o processo vivenciado.
Após três semanas de trabalho, os resultados mostraram ganhos de aprendizagem e desenvolvimento de competências BIM pelos participantes, reforçando a ideia que ações pontuais e curtas podem ajudar a promover a adoção de BIM no país. Ficou clara a importância de promover oportunidade para trabalhar as competências funcionais que o BIM demanda. Os times conseguiram desenvolver diversos entregáveis e projetos preliminares das disciplinas solicitadas, produzindo modelos BIM, pranchas técnicas e vídeo dos projetos desenvolvidos. Nesta segunda versão do workshop o público de inscritos foi majoritariamente de graduados, ao contrário do primeiro, que teve mais estudantes. Isto mostra a crescente demanda de atualização e capacitação de profissionais já formados para trabalhar com BIM. Neste II workshop também aumentamos em uma semana o período da atividade para dar mais tempo para o desenvolvimento do trabalho. Percebeu-se ganhos, principalmente nas interações entre os participantes e no uso da plataforma de gestão Plannerly com esta ampliação de prazo do workshop.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/v9NWs22VFzo
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Derechos de autor 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
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