Capacitação BIM
curso para alunos de graduação, com ênfase em Arquitetura de Interiores
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3409Palabras clave:
Building Information Modeling, Arquitetura, InterioresResumen
Em 2019 o Governo Federal publicou o Decreto nº 9.983 (BRASIL, 2019), que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling (BIM) no Brasil. Considerando as medidas tomadas pelo Governo Federal, em 2022 a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) propôs a Rede de Células BIM, projeto que auxilia o processo de implementação e ensino de tecnologias digitais nos cursos técnicos e de graduação nas áreas de arquitetura, engenharia e construção (AEC). A Rede de Células BIM abrange professores e pesquisadores de cursos técnicos e de graduação de universidades, públicas e privadas, e institutos federais, visando a elaboração do Plano de Implantação BIM (PIB) curricular.
Com isso, em 2022 foi criada a Célula BIM da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS), composta por professores do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo e por alunos dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) e em Design (PGDesign). Foram realizados dois diagnósticos para a etapa de Revisão Detalhada e Análise da Prática Atual, onde todas as instituições participantes realizaram o Diagnóstico de Maturidade BIM Curricular (RUSCHEL, 2022). O segundo diagnóstico proposto foi para a identificação das disciplinas do atual currículo que apresentam potencial de incorporação do BIM. Após a identificação das disciplinas, iniciou-se o planejamento para impulsionar a adesão do BIM em um currículo pré-existente, resultando na Estratégia Célula BIM FA-UFRGS. Para tal, foram pensadas intervenções em duas escalas: o projeto macro, relacionado a uma pesquisa de doutorado em andamento; e o projeto micro, que está vinculado a distintas pesquisas de mestrado em andamento.
O presente trabalho está relacionado ao projeto micro, referindo-se a um curso de capacitação BIM, tendo como foco Arquitetura de Interiores e o processo de projeto desenvolvido dentro de um software BIM. O interesse por este tema partiu da busca de pesquisas cujo assunto central fosse a utilização da tecnologia BIM no projeto de Arquitetura de Interiores. A partir disso, constatou-se que a aplicação BIM em projetos dessa área ainda é limitada quando comparada a outros campos de Arquitetura, Engenharia e Construção (HAMID et al, 2017).
A formalização do processo de projetar Interiores ainda é recente, no entanto, é possível encontrar materiais sobre a utilização de programas como Sketchup juntamente com tecnologias CAD (Computer Aieded Design). O uso de ambos os softwares acontece de forma paralela (SCHULZ, PONZIO, 2022), entretanto, trata-se da utilização de softwares distintos, fragmentando o processo e aumentando o risco de divergências (DELATORRE, 2014). A utilização da tecnologia BIM em projetos de Interiores requer um estudo para adaptação do processo de trabalho, estabelecer critérios necessários e descobrir os benefícios e restrições do BIM nesta área (VILLASCHI, 2019). Segundo Hamid e Embi (2016), atualmente não há ferramentas BIM específicas para a Arquitetura de Interiores, mas ainda assim, o seu uso traz benefícios, pois além da representação tridimensional, o modelo BIM possui informações das propriedades de cada parte que o compõe.
Visando o desenvolvimento na área de Arquitetura de Interiores, a estrutura proposta para o curso será composta por módulos teórico-práticos, aumentando gradualmente a complexidade a cada etapa, englobando as fases de Arquitetura, Estrutura, Interiores e Instalações (MEP – Mechanical, electrical and plumbing). O curso de capacitação será ofertado por meio de ações de extensão, para alunos de graduação que queiram desenvolver e ampliar suas habilidades dentro de uma plataforma BIM. O software escolhido para o curso de capacitação é Autodesk Revit, pois oferece diferentes formas de construção de sólidos, o que possibilita modelar diversas geometrias, proporcionando autonomia para o desenvolvimento do processo de projeto. Além disso, o software BIM da Autodesk permite escolher categorias e parâmetros para o modelo, assim como definir as informações presentes já na concepção desse.
Em relação às competências BIM (SUCCAR, 2019) espera-se que sejam desenvolvidas pelos alunos do curso de capacitação os seguintes itens do Conjunto Operacional: Modelagem geral; planejamento e projeto; simulações e quantificações; vínculos e extensões; e modelagem personalizada. No que diz respeito às competências do Conjunto Técnico, os itens a serem desenvolvidos são: Tecnologia da informação geral; modelagem; documentação; e gerenciamento de modelo. Para o desenvolvimento do curso, serão utilizados uma apostila com todo o material didático necessário e um modelo de referência, previamente elaborados pela equipe organizadora do curso. O modelo de referência se trata de um arquivo existente que os alunos irão reproduzir durante o curso, o modelo de referência será o produto que os alunos deverão obter com suas modelagens.
O curso será organizado em quatro módulos, a carga horária prevista será de 15 horas de aula para cada módulo, totalizando 60 horas ao final do curso. O Módulo 1A, refere-se à modelagem básica, entre seus conteúdos estão: Conceituação; interface; template; eixos e níveis; georreferenciamento e terreno; paredes, pisos e forros; esquadrias; paredes cortinas; ambientes; modelos de vista; tabelas; e documentação. O Módulo 2A, associado a modelagem de famílias, abrange os seguintes conteúdos: Conceituação de famílias; tipos de parâmetros; famílias do sistema; famílias carregáveis; modelagem no local; anotação; revestimentos e materiais; e tabelas.
O Módulo 3A iniciará introduzindo a utilização de vínculos, visando a compatibilização entre modelos. Outros assuntos que serão tratados durante este módulo são: modelagem de famílias; retrofit (utilização de fases); opções de projeto; modelos de vista aplicados a Interiores; montagem e diagramas; perspectiva paralela; perspectiva explodida; ferramentas de detalhes; iluminação; tabelas; e documentação. O Módulo 4A abordará temáticas sobre IFC (Industry Foundation Classes) e boas práticas. Entre os conteúdos deste módulo estão: aplicação de MEP; conceituação IFC; versões x MDV (Model View Definitions); mapeamento; exportação; verificação do modelo; boas práticas; e modelo federado. Por fim, cabe destacar que este curso de capacitação por estar vinculado a uma pesquisa de mestrado orientada pela metodologia Design Science Research (DRESCH, LACERDA, ANTUNES JÚNIOR, 2015), resultará em quatro artefatos: workshop e template, que estão associados à instanciação; material didático, referente ao método; e modelo de referência, que se trata do modelo.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto n. 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 1, n. 163, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-9983-de-22-de-agosto-de-2019-212178848. Acesso em: 23 Jul. 2023.
DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação. 2014. Dissertação (Mestrado) – Pós - Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JR, J. A. V. Design Science Research. Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015
HAMID, A. B. A.; EMBI, M. R. Review on Application of Building Information Modelling in Interior Design Industry. In: International Building Control Conferece, 2016, Kuala Lumpur. Kuala Lumpur: Matec Web Of Conferences, 2016.
HAMID, A. B. A.; TAIB, M. Z. M.; RAZAK, A. H. N. A.; EMBI, M. R. The Barriers and Causes of Building Information Modelling Usage for Interior Design Industry. In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering. IOP Publishing, 2017.
RUSCHEL, R. C.; FERREIRA, S. L. Rede de Células BIM ANTAC. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4. 2022. Anais Encontro Nacional Sobre o Ensino de BIM IV. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1952. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1952. Acesso em: 23 Jul. 2023.
SCHULZ, V. M.; PONZIO, A. P. Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 17, p. 221-239, 2022.
SUCCAR, B. 201 in Competency Table (2.1). Zenodo, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.2550442. Acesso em: 4 ago. 2023.
VILLASCHI, F. S. Explorando as potencialidades do BIM na arquitetura de interiores: estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR