Interface BIM
análise do potencial da matriz curricular da FAU/UFJF
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1933Palavras-chave:
Potencial BIM, Interface, Matriz Curricular, Arquitetura e UrbanismoResumo
Este artigo apresenta a análise da permeabilidade BIM encontrada na matriz curricular atual do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFJF. (CAU/FAU/UFJF), conforme a metodologia apresentada pela Rede de Células BIM ANTAC baseada em Checcucci;Amorim (2014). As análises são fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido dentro da Célula BIM FAU/UFJF, que iniciou suas atividades em abril de 2022.
Como as disciplinas com interface BIM foram localizadas somente no núcleo de conhecimentos profissionalizantes, considerou-se necessário utilizar a classificação criada pela própria Matriz do Curso, constituída a partir das Áreas do Conhecimento: (a) Representação e Expressão, (b) História e Teoria, (c) Projeto e (d) Tecnologias, para uma análise mais aprofundada. Como apresentado na Figura 1, as análises foram construídas com base na ocorrência de cada categoria preenchida no quadro de resposta das disciplinas de cada área do conhecimento.
Observa-se com a aplicação do método disciplinas que possuem uma grande permeabilidade BIM. Com destaque para as disciplinas das áreas de Projeto e Tecnologia. É possível, com este resultado, compreender mais claramente as categorias específicas que cada área do conhecimento evoca. Espera-se, com estes resultados, subsidiar interpretações a respeito da atual matriz e quais abordagens podem ter prioridade e ser foco de ação e proposição experimental pela Célula BIM de forma ao encaminhamento de uma implementação BIM mais ampliada.
Downloads
Referências
CHECCUCCI, E. S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 6–17, 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v5i1.8634540
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR