Ateliê integrado Arquitetura + Engenharia Civil

BIM para gestão da construção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1913

Palabras clave:

Arquitetura, Engenharia Civil, BIM, Extração de quantitativos, Estimativa de custo

Resumen

Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino-aprendizagem realizada na Universidade Federal da Bahia envolvendo duas disciplinas optativas dos cursos de graduação diurno e noturno em Arquitetura e Urbanismo (AU) e Engenharia Civil (EC) que foram ofertadas de forma integrada, formando o componente curricular “Ateliê integrado Arquitetura + Engenharia Civil: BIM para gestão da construção”. Na EC, o componente optativo é o “ENGN91 - Modelagem da informação da construção para gestão” e os estudantes têm como pré-requisito a disciplina de Construção Civil II. Nos cursos de AU, “ARQ141 - Tópicos de arquitetura e urbanismo” foi o componente optativo e pedia como pré-requisito que os discentes tivessem cursado as disciplinas de Informática Aplicada que trabalham com BIM em seus cursos (diurno e noturno). Desta forma, a princípio, os estudantes de AU iriam iniciar a disciplina com nível básico de competências BIM individuais técnicas (SUCCAR; SHER; WILLIAMS, 2013) e os discentes de EC com nível básico de competências em orçamento e planejamento de obras. Este ateliê integrado foi concebido para ser ofertado em formato presencial, em 2020.1, mas por conta da pandemia do Coronavírus foi adaptado para o formato remoto e teve sua primeira edição em 2021.2. A disciplina, de 68 horas-aula, contou com um encontro semanal das 8h50 às 12:30h ao longo do semestre.

O objetivo do curso é “Estimular o uso de ferramentas e recursos computacionais que facilitem a realização de estudos colaborativos de alternativas viáveis para soluções de problemas de projeto. Exercitar procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de projetos de edificações através do uso de tecnologias CAD/BIM. Iniciar o trabalho integrado de modelagem de informações da construção em equipe multidisciplinar composta por estudantes de AU e de EC. Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para o trabalho multidisciplinar com BIM”. Foram ofertadas 10 vagas para estudantes de AU e 20 vagas para graduandos de EC, tendo se matriculado 19 discentes no início da disciplina. No entanto, a evasão foi bem grande ao longo do semestre (isso se verificou também em outros componentes curriculares), tendo concluído apenas 9 estudantes, sendo 2 graduandos em AU e 7 em EC.  

O curso teve uma abordagem teórico-prática e foi estruturado em 3 módulos: (1) Introdução – 4 aulas; (2) Práticas de modelagem da Informação da Construção – 7 aulas e, (3) BIM para gestão da construção – 7 aulas. O primeiro módulo foi dedicado ao diagnóstico de competências prévias e integração da turma; a discussão dos fundamentos do BIM e ao mapeamento e discussão sobre ferramentas BIM, objetivando o desenvolvimento de um nível conceitual intermediário sobre o tema. O segundo módulo foi dedicado a discussão e a aplicação prática dos seguintes usos BIM: Modelagem arquitetônica (1010), Modelagem de Estruturas de Concreto (1050), Modelagem de Sistemas Hidráulicos (1200), Modelagem de Sistemas de Baixa Tensão (1320), Documentação 2D (2010) e Projeto autoral (3040) (BIM EXCELLENCE, 2017).  O terceiro módulo abordou os usos BIM de Extração de quantitativos (4130), Estimativa de custo (4070). Foram adotadas a sala de aula invertida (leitura prévia de referências indicadas semanalmente seguida de apresentações e discussão em sala de aula) e Team-based Learning como metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que demandaram grande participação e interação dos estudantes. Os discentes trabalharam em equipes, que variaram ao longo do curso de modo a poderem interagir com diferentes colegas; realizaram pesquisas, experimentos, modelagens e apresentações em sala. Desta forma, a disciplina procurou desenvolver no estudante autonomia, proatividade, capacidade de trabalhar em grupo, dentre outras competências necessárias no contexto BIM.

Para o trabalho final foi solicitado o desenvolvimento de um projeto de uma residência unifamiliar do porte de uma habitação de interesse social, modelado nas disciplinas de arquitetura, estrutura, instalações hidrossanitárias e elétricas. Este trabalho se iniciou no módulo 2 do curso, a partir da entrega de plantas baixas preliminares pelos docentes, que poderiam ser alteradas e ajustadas pela equipe no desenvolvimento do projeto de arquitetura. Nesta etapa, os discentes deveriam entregar o modelo 3D da edificação (em todas as disciplinas) e sua documentação. No módulo 3 este trabalho foi utilizado para extração de quantitativos e elaboração do cronograma da obra. Estava planejada a realização da simulação 4D do projeto final, mas as duas equipes que finalizaram a disciplina não conseguiram alcançar este resultado. Nesta disciplina os estudantes aprenderam e utilizaram licenças educacionais de diferentes softwares: Plannerly para planejamento, gestão e conformidade BIM com a ISO 19650, Autodesk Revit® 2020 para modelagem 3D e extração de quantitativos, BimSync como ambiente comum de dados e VICO Office para orçamento. Conseguiram desenvolver o projeto completo, ainda que apresentando algumas dificuldades. Ficou perceptível para os docentes a dificuldade em se avançar nas fases do ciclo de vida de edificação (orçamentação / gestão de tempo) quando os estudantes iniciam a disciplina com conhecimento muito básico sobre BIM (alguns discentes da EC não sabiam nada sobre o tema), nem trabalhar com nenhum software de modelagem 3D. Outra constatação é a necessidade de oferta de disciplinas como estas ao longo da formação dos estudantes de AU e EC: os discentes se mostraram muito interessados e envolvidos com o curso, apesar das dificuldades próprias do período da pandemia e da necessidade do trabalho ser desenvolvido remotamente.

 

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Biografía del autor/a

Reymard Sávio Sampaio de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia  (Salvador-BA, Brasil).

Érica de Sousa Checcucci , Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Citas

BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf Acesso em: 27 ago. 2022.

SUCCAR, B; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment and application. Automation in Construction, v. 35, p. 174-189, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016.

Publicado

2022-06-08

Cómo citar

MELO, Reymard Sávio Sampaio de; CHECCUCCI , Érica de Sousa. Ateliê integrado Arquitetura + Engenharia Civil: BIM para gestão da construção. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1913. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1913. Acesso em: 2 jun. 2024.

Número

Sección

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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