o ensino da Modelagem da Informação da Construção no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia

Autores/as

Palabras clave:

Modelagem da Informação da Construção, BIM, Ensino-aprendizagem

Resumen

Este trabalho apresenta e discute a disciplina PPG-AU0005 - Modelagem da Informação da Construção, que está sendo ofertada pela primeira vez no semestre 2019.2 no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA). A disciplina é conduzida numa abordagem interdisciplinar, com a participação de quatro docentes do Programa e outros professores convidados, com diferentes formações e atuações na Engenharia Civil, na Arquitetura e no Urbanismo. O objetivo principal da disciplina é realizar uma abordagem ampla sobre BIM, especialmente nos aspectos teóricos e metodológicos, de modo a contemplar as diferentes questões relacionadas a produção da edificação ao longo do seu ciclo de vida.  Estão sendo discutidas, em nível introdutório, as categorias do esquema conceitual proposto por Succar (2015), abordando tecnologias; processos; e políticas de adoção de BIM, considerando os níveis de competência: modelagem; colaboração; e integração. Quanto aos níveis de competência individual (SUCCAR, 2012), a disciplina busca auxiliar o estudante a atingir o nível básico de competência aplicada (1) e o nível conceitual intermediário (2).  Espera-se que cada aluno, com o apoio das discussões, desenvolva um trabalho prático experimental com tema de livre escolha, quando então poderá aprofundar as questões tecnológicas que envolvem sua área de pesquisa e/ou atuação. O trabalho prático servirá de base para a elaboração, também individual, de artigos que serão apresentados para discussão na avaliação do curso. Nesta primeira oferta, ainda em curso, a turma é composta por 19 estudantes, sendo quatro regulares do PPG-AU e do PPEC (Engenharia Civil), e os demais interessados em ingressarem nesses programas. O alunado tem diferentes formações (arquitetura, engenharia civil, licenciamento em geografia e licenciamento em desenho), obtidas entre 1998 e 2018, constituindo um grupo com conhecimentos heterogêneos sobre BIM. O método de ensino-aprendizagem adotado pressupõe a participação ativa dos estudantes e a construção de conhecimento coletivo, principalmente a partir das discussões e nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. O conteúdo programático contempla: introdução; a iniciativa nacional para a implantação de BIM; BIM no ciclo de vida da edificação; a adoção de BIM e coordenação de projeto; o projeto da edificação numa abordagem BIM (arquitetura, estrutura e instalações); a modelagem de edificações existentes e retrofitComputer Aided Facilities Management (CAFM); planejamento da obra e construção; e Industry Foundation Classes (IFC). Nesse semestre os alunos estão desenvolvendo os seguintes trabalhos: Aplicações e ferramentas para visualizar modelos BIM em RA e RV; Construção de modelo de cidade em CityGML: proposição e avaliação de frameworks com uso de BIM; Implementações práticas de BIM 4D em canteiros de obra; De BIM para BEM (Building Energy Modeling); IOT e BIM; Uso de metodologia HBIM para o mapeamento de danos e diagnóstico de edifícios históricos; BIM na gestão da manutenção de edifícios; Ferramentas computacionais de geração de formas arquitetônicas através de programação generativa. Como constatações preliminares da disciplina podem ser citadas: (a) Importância de equipe multidisciplinar de docentes favorecendo a formação de alunos e também dos próprios professores; (b) possibilidade do estudante desenvolver um trabalho na sua área de interesse/pesquisa relacionado com BIM; (c) evasão de alunos durante o curso e nem todos os que frequentam entregarão os trabalhos; (d) os ganhos de cada um depende em grande parte do conhecimento prévio e/ou da sua dedicação; (e) alguns alunos tiveram desenvolvimento satisfatório, na entrega preliminar envolvendo o aporte teórico e experimental, como proposto no plano do curso; e, (f) é preciso ter continuidade na oferta da disciplina, de forma a consolidar a proposta pedagógica. Por fim, a difusão, discussão e avaliação das experiências de ensino de BIM é importante na medida em que pode auxiliar outros cursos em iniciativas similares, possibilitando o aprimoramento das propostas a partir das contribuições dos envolvidos. Entendendo o ensino-aprendizagem como um processo dinâmico, em constante evolução, pretende-se contribuir para ampliar e acelerar a formação em BIM no país.

 

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Publicado

2019-11-21

Cómo citar

AMORIM, Arivaldo Leão de; CHECCUCCI, Érica de Sousa; GROETELAARS, Natalie Johanna; SILVA, Felipe Tavares da. o ensino da Modelagem da Informação da Construção no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/224. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada

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