Célula BIM na UFBA

ações em 2022 e 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3520

Palabras clave:

Célula BIM, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, UFBA

Resumen

Este trabalho apresenta e discute as realizações do projeto “Célula BIM na UFBA” em 2022.2 e 2023.1, e as ações previstas para o 2023.2. Em certa medida, atualiza o trabalho “CÉLULA BIM na UFBA: análises e planejamentos iniciais”, apresentado no ENEBIM 2022. O projeto iniciou em outubro de 2021 com a rede de Células BIM da ANTAC e atualmente agrega 32 pesquisadores, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores da UFBA e de instituições parceiras. Este grupo é dividido em equipes que enfocam diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento (por exemplo, grupo de Expressão Gráfica, de Conforto Ambiental, de estruturas de aço). Todos da Célula BIM se reúnem uma vez ao mês para discutir experiências e trabalhos desenvolvidos nos grupos e os participantes desses se reúnem com maior frequência para produzir materiais, planejar e realizar as intervenções nas disciplinas. Nos primeiros meses do projeto foram realizadas análises nas matrizes curriculares dos cursos envolvidos, (Método, 2021) graduação em Arquitetura e Urbanismo (AU) e em Engenharia Civil (EC), e avaliada a maturidade BIM (Böes; Barros Neto; Lima, 2021) da UFBA. Também foram planejadas e executadas intervenções iniciais em algumas disciplinas que possuem clara interface com BIM e tinham docentes participantes do projeto ou que toparam introduzir ou ampliar a adoção de BIM no componente selecionado: ARQ038 - Instalações I (instalações elétricas); ARQ030 - Conforto Ambiental II e ARQ047 - Laboratório de Conforto Ambiental (AU). Para tal, materiais didáticos foram desenvolvidos e ajustes nos planos de cursos foram realizados.

Após as experiências iniciais, análises dos processos vivenciados, feedback de estudantes e professores, os materiais produzidos foram atualizados e novos foram criados. Também foram selecionados outras disciplinas para realização das intervenções. Desta forma, em 2023.1 a Célula BIM UFBA conseguiu trabalhar nas seguintes disciplinas do curso de EC: ENG299 – Construções em aço; ENG300 - Construções em madeira e ARQ134 – Desenho Técnico II-A. Ainda, foi produzido material didático para intervenção a ser realizada no próximo semestre na disciplina ENG273 – Instalações hidráulicas e sanitárias. Já no curso de AU, o grupo conseguiu repetir o trabalho na disciplina ARQ030 - Conforto Ambiental II e iniciar em ARQ025 – Conforto Ambiental I e em ARQ028 - Conforto do Ambiente Construído I. Competências relacionadas ao BIM foram trabalhadas também em ARQB72 – Expressão Gráfica I, disciplina de primeiro semestre do curso – neste caso, não ainda a modelagem da informação da construção propriamente dita, mas a modelagem geométrica tridimensional, planificação, fabricação digital e construção de maquetes foram conteúdos trabalhados. Neste semestre também foram produzidos novos materiais para serem utilizados em 2023.2 na disciplina ARQ038 - Instalações I.

Nas intervenções o tema foi inserido de forma ainda pontual nas disciplinas, sendo trabalhado em duas ou três aulas – inicialmente a partir de uma aula teórica sobre conceitos e fundamentos BIM e suas relações e potencialidades de trabalho com a disciplina e, num segundo momento, através de algum exercício prático de modelagem para instrumentalização inicial do estudante. Os exercícios foram também realizados em horários extraclasse pelos estudantes: uma dificuldade encontrada foi reestruturar as disciplinas para inserir novos conteúdos e trabalhos, sem tirar elementos tradicionalmente já discutidos nas disciplinas. Na UFBA houve uma reestruturação na carga-horária (CH) dos cursos e todas as disciplinas tiveram sua CH um pouco reduzida, o que acrescentou mais um desafio nessa inserção do BIM. Exceção foi a disciplina Desenho Técnico II-A do curso de EC, que teve metade da CH destinada ao trabalho com BIM, conseguindo desenvolver e aprofundar conceitos e também modelagem multidisciplinar do projeto.

Desde o início da pesquisa, a Célula BIM da UFBA conseguiu trabalhar em nove diferentes disciplinas envolvendo 18 turmas que tinham, inicialmente, 400 estudantes ao todo. Desses, 378 concluíram as disciplinas com alguma formação em BIM. Em relação aos docentes, quatro deles pouco sabiam sobre o tema e tiveram uma capacitação introdutória/inicial junto com os alunos durante as intervenções realizadas (nesse caso, as aulas foram ministradas por pesquisadores da Célula BIM). Ainda, pesquisadores da Célula que já conheciam BIM também ampliaram seus conhecimentos sobre o tema durante o projeto, com as discussões para inserção da modelagem nas disciplinas, a preparação de exercícios e outros materiais didáticos, as discussões no grupo, entre outras, tendo sido um período rico e de grande aprendizado para toda a equipe. As experiências fomentaram o desenvolvimento de competências individuais, teóricas e práticas, em nível básico (Succar, Sher, Williams, 2013) e competências de modelagem; planejamento e projetação; documentação e simulação (BIM Excellence, 2021) para o trabalho com BIM.

Para 2023.2 estão planejadas: (a) novas intervenções nas disciplinas de instalações elétricas (AU), instalações hidrossanitárias (EC) e expressão gráfica II (AU); (b) continuação do trabalho em Desenho Técnico II-A (EC) e expressão gráfica I (AU) e nas disciplinas da área de Conforto Ambiental; (c) produção de material didático e planejamento das disciplinas de Construção Civil II (EC) e informática aplicada (AU). Ainda há muito a ser feito para que os cursos envolvidos ofertem uma capacitação mais completa e adequada aos estudantes, tanto no que se refere ao BIM quanto a outras tecnologias inovadoras no setor da AEC. No entanto, percebe-se que este caminho incremental, capacitando docentes junto aos discentes é o mais duradouro e efetivo para realizar as mudanças estruturais demandadas. Neste período inicial, em todas as disciplinas foi realizada a aula teórica sobre BIM e seus conceitos, uma vez que os estudantes ingressavam, em sua maioria, sem conhecer o tema. Com o avanço do projeto e a introdução destes conteúdos em disciplinas iniciais da matriz curricular, os componentes profissionalizantes poderão se aprofundar mais no BIM já que os estudantes chegarão com uma base construída sobre o tema. Assim, entende-se que as produções realizadas (planejamentos e materiais didáticos produzidos) deverão ser ainda revistos com o andamento do projeto, a capacitação de um número maior de docentes e a discussão do tema em disciplinas introdutórias dos cursos. Por fim, espera-se que a experiência realizada na UFBA ajude em alguma maneira a outros cursos e instituições na atualização de suas matrizes curriculares e na ampliação da capacitação em BIM.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érica de Sousa Checcucci, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura  (Salvador - BA, Brasil).

Reymard Savio Sampaio de Melo , Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Citas

BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf. Acesso em: 27 ago. 2022.

BIM EXCELLENCE. The BIM framework. Disponível em: https://www.bimframework.info/. Acesso em: 02 set. 2022.

BÖES, Jeferson Spiering; BARROS NETO, José de Paula; LIMA, Mariana Monteiro Xavier de. BIM maturity model for higher education institutions. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 131-150, Apr. 2021. https://doi.org/10.1590/s1678-8621202.

MÉTODO de identificação da interface com BIM na matriz curricular. Érica de Sousa Checcucci. 2021. 1 vídeo (27:58 min). Publicado pelo canal do Youtube GT TIC ANTAC. Playlist Células BIM. 7 mai. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= 8i32NV4PLjc&list=PLkL20v6GBV3yEjceOKS8WpQd4xxemV6A2&index=2&t=15s. Acesso em: 17 mar. 2022.

SUCCAR, B; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment and application. Automation in Construction, v. 35, p. 174-189, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016

Publicado

2023-11-02

Cómo citar

CHECCUCCI, Érica de Sousa; MELO , Reymard Savio Sampaio de. Célula BIM na UFBA : ações em 2022 e 2023. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3520. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3520. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.